sexta-feira, 5 de abril de 2013

O que é ser independente e autoconfiante?


O que estamos fazendo para que sejamos independentes e autoconfiantes?



Ser Independente:

Ser independente, não é ter a liberdade de comprar o que quiser, morar sozinho ou não ter que dar satisfação a ninguém. Você pode fazer todas essas coisas e mesmo assim ser dependente de alguém para dar o primeiro passo. Essa visão de independência torna-se falha pois vivemos em sociedade e todos os recursos que precisamos é inviável ser gerados só por nós, sendo assim de uma maneira direta ou não somos dependentes e geradores de recursos.   
  A independência é interna somente as atitudes, comportamentos, pensamentos e paradigmas torna o ser independente ou não. Nosso processo de amadurecimento na terra ainda é de uma doutrina limitadora na maioria das vezes, já crescemos sendo limitados e moldados por nossos pais, escolas e sociedade em geral. A cada "não pode..." que recebemos diminui drasticamente nossa autonomia para fazer algo inusitado ou desconhecido. Por isso hoje muitos países estão investindo milhões em programas de incentivo a inovação e a criatividade, tentando cobrir o estrago feito na educação jovem e infantil.
 Não se para para refletir que antes de entender o que era o "não!" nós aprendemos a andar, falar, identificar rostos e vozes coisas que eram extremamente inusitadas e desconhecidas. O acumulo de nãos e erros, encaixota nossas ações para que não fujão do controle ou nos force a ter atitudes inovadoras. 


Auto Confiança:

"Aí está o campo a conquistar, onde se encontram os conteúdos definidores da identidade do ser. Conseguindo-se a disciplina da autopenetração mental, descobre-se a pouco e pouco o mundo de ten­dências, de desconfortos, de frustrações, de ansiedades e de conflitos em que se encontra mergulhado, reali­zando, mediante a auto-renovação, o trabalho de corrigir o que se apresenta perturbador, aprimorando aquilo que pode ser alterado, superando o que seja factível de conseguir-se."(Joana de Ângelis) 




  A auto confiança, não é somente conseguir falar em público, saber fazer uma boa apresentação ou não ter vergonha de falar com estranhos, Joana nos mostra que: "A autoconfiança produz uma atitude contrária às posses externas é um trabalho de autoconquista, que pode favorecer a realidade do que se é, sem preocupação com a aparência ou com a relevância social." Ou seja, ser autoconfiante é ir além dos paradigmas sociais impostos a todos nós, superar a barreiras dos comportamentos sociais e inovar nas atitudes.

  O melhor jeito de combater nosso medo e ser auto confiante, é na realização de resultados obtidos a partir de objetivo traçado, construa metas que sejam desafiantes mas, que não sejam grandes desafios e de preferência seja de curto prazo, metas pequenas com um pitada de desafio, quando atingidas além de gerar resultados elas nos faz perceber a capacidade de fazer coisas cada vez mais grandiosas, reflita sobre as conquistas que você deseja realizar internamente. A revista PEGN, divulgou uma matéria com 3 passos para vencer o medo.  Ser auto confiante vai além do não ter medo, o medo é uma reação normal e instintiva de todo ser humano (e nesse contexto) é só uma das formas que a falta de confiança em si se manifesta. O que precisa ser trabalhado constantemente é o auto conhecimento, ser capaz de saber quais seus pontos fracos e fortes, suas capacidades, suas habilidades e principalmente suas emoções, como fala Joana: "...o despertar da consciência impõe discernimento para que possa compreender quais as propostas relevantes para a saúde mental e emocional..."  As experiências que terá nos desafios que aparecerem no processo de alcançar seus objetivos, já traz um grande cabedal de informações que leva a reflexão. Em outras palavras ser auto confiante é, também, se auto conhecer. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário