quinta-feira, 13 de setembro de 2012

O que é ser Líder?

Ser Líder é está na posição de modelo, modelador, modelado e observador. Para cada situação uma postura diferente.


O observador: É preciso está atento e ter a visão dos problemas que estão ocorrendo e quais podem ocorrer, observar o comportamento de cada integrante é essencial para o bom desenvolvimento do trabalho. Muitas em muitos casos as pessoas estão insatisfeitas com o trabalho, não concorda com a forma que o outro trabalha ou até mesmo não concorda com o jeito que você lidera. Isso faz com que a motivação, a vontade e o espírito de equipe acabe para aquela pessoa, isso é ruim mas ainda há uma situação pior, quando aquela pessoa não está satisfeita e repassa essa insatisfação para o grupo, envenenando a equipe e a desmotivando.  

O modelador: Modelar sua equipe de forma que ela trabalhe melhor, é um processo natural que ocorre quando buscamos o melhoramento do despenho e da sinergia entre os integrantes, grandes equipes tem conflitos o tempo todo, seja na hora de planejar ou na horar de executar,  cada um tem uma personalidade diferente, o jeito de trabalhar nunca é igual ao outro. Isso é muito rico, com o ajuste correto geram ideias e soluções diferentes é como um relógio que possui peças de diferentes tipos e tamanhos que trabalhando juntas faz o relógio funcionar. Não é modelar as pessoas dando a elas protocolos normas e formas de agir e trabalhar, isso só gera mais conflitos, mas é implantar  formas educativas de trabalho condicionado as pessoas a trabalharem juntas para uma finalidade, a conversa individual com o funcionário é uma das mais eficazes soluções.

Modelo: Ser o exemplo é uma das formas mais eficazes de educar sua equipe, ser líder é esta em uma posição onde todos estão te observando, os defeitos de uma equipe geralmente são os mesmo daquele que a coordena.

Modelado: Ser líder não o faz perfeito e não quer dizer que as melhores soluções será a sua, por isso é preciso haver troca de opiniões com os liderados, esse sistema de troca faz com que não nos tornemos lideres muito pro-ativos que passam por cima de decisões que foram tomadas em conjunto  ou excessivamente precavidos que não decidem nada e deixam que as coisas se resolvam sozinhas, ouvindo sua equipe você estará amparado com pelo ponto de vista do outro dando a você formas de analisar se a sua proposta é a mais adequada e as vezes deixar a sua proposta de lado para agarrar a do outro por ser a mais adequada e assim você vai se moldando para que haja sinergia entre você e sua equipe, não tem como trabalhar se você pensa em alguma coisa e outro pensa em outra totalmente diferente.

O bom líder tem essas 4 características mas isso não o torna perfeito, contudo o torna mais produtivo, com bom relacionamento com sua equipe garantindo destaque na empresa.











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